sábado, 20 de dezembro de 2008

1º Relatório




No âmbito do módulo de Comercialização e Segmentação, elaborou-se uma análise relativamente á concorrência de uma determinada empresa, neste caso da L'ORÉAL PARIS.
O objectivo do estudo realizado sobre a concorrência, consiste em identificar os mercados concorrentes da L'ORÉAL; seleccionar um produto da empresa citada e outro de uma empresa concorrente, identificar o target de ambas (público alvo) e, por fim, analisar as semelhanças e diferenças entre os produtos.


A L'ORÉAL PARIS é uma marca que está envolvida em todas as facetas de beleza, cuidados de pele, cabelo e coloração e maquilhagem. Consequentemente, a L'ORÉAL é das mais famosas marcas de beleza, direccionando-se para a concretização das necessidades e exigências dos seus clientes.
Evidentemente, que no grandioso mercado de cosméticos existem inúmeras empresas. No entanto, algumas delas pertencem ao mesmo grupo da L'ORÉAL, independentemente de concorrerem entre si, como é o caso das seguintes marcas: Lâncome; Garnier; Maybelline New York; Biotherm; Helena Ruinstein; Vichy; La Roche-Posay; Innéov; Kerástase.
As restantes marcas que são, também, concorrentes da L'ORÉAL mas que não se inserem no seu grupo são: Guinot; Avon; YvesRocher; Johnson&Johnson; Organics; Pantene; Nívea; Dove; Vasenol: Clinique; Eucerin; Estée Lauder.
De seguida, para analisar as diferenças e semelhanças de um determinado produto seleccionou-se um desmaquilhante para os olhos.
Este produto (feminino) está disponível na marca L'ORÉAL e numa outra sua concorrente, na marca Guinot. Ambas as marcas fabricaram o seu produto com o mesmo intuito, isto é, de modo a proporcionar aos seus clientes/consumidores um cuidado intensivo dos olhos.
No caso da L'ORÉAL, o seu produto é composto por uma fórmula enriquecida com pró-vitamina assegurando uma desmaquilhagem perfeita e de uma suavidade extrema. Por sua vez, o produto da Guinot é composto por plantas suavizantes que garantem uma inocuidade ideal, evitando formigueiros durante a desmaquilhagem. Este produto da Guinot desmaquilha perfeitamente a pestana e facilita o seu crescimento, fortificando-as.
A nível das semelhanças do produto do mesmo target,tanto a L'ORÉAL como a Guinot, proporcionam uma imensa frescura e através da sua fórmula não irritante é perfeitamente adaptado aos olhos portadores de lentes de contacto. Ambos, são testados sob controlo oftalmológico.
Segundo o target, o desmaquilhante da L'ORÉAL é direccionado para as classes C,D (classes baixas), uma vez que possui um preço acessível, ou seja, este produto da citada marca custa 5,89 euros/unidade (125ml) e, encontra-se à venda nos supermercados, hipermercados e, também, em algumas perfumarias.
Por outro lado, o desmaquilhante da marca Guinot é direccionado para as classes A,B (classes altas), pois o seu preço é 27,00 euros (100ml) e, está disponível nos centros de estética.



A concorrência ocorre quando determinadas empresas vendem o mesmo produto/tipo, bem/serviço (o mesmo target, classe do consumidor).
Torna-se difícil conseguir a percepção de uma diferença única, ou seja, um propósito único de venda ("Unique Selling Proposition"), devido ao facto de que num mercado desenvolvido, os concorrentes tendem a imitar de forma rápida qualquer vantagem especial que seja introduzida no mercado.
É fundamental que o Marketing tenha um conhecimento profundo da concorrência.




Desmaquilhante de olhos da L'ORÉAL.





Desmaquilhante de olhos da GUINOT .

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