segunda-feira, 22 de dezembro de 2008

Ciclo de Vida das Empresas

De acordo com o Módulo de Comercialização e Segmentação do Mercado, realizou-se um estudo acerca do ciclo de vida das Empresas, neste caso concreto da L'ORÉAL PARIS.

Um ciclo de vida de uma empresa é composto por 4 fases, sendo elas:
  • Fase de Lançamento: O produto da empresa é lançado no mercado para satisfazer as necessidades dos consumidores. Ao ser lançado dá origem à novidade e é nela que o produto se estrutura.

  • Fase de crescimento: Criam-se novas linhas e aumenta-se o target, logo, a oferta aumenta, e, consequentemente, expande-se a distribuição.

  • Fase de maturação: Nesta fase, o produto encontra-se consolidado no mercado, por isso, é essencial consolidar a imagem, ter um testemunho e consolidar a solidez da marca.

  • Fase de declínio: Esta fase não significa que seja exclusivamente no produto, pois o mercado, também, pode atravessar esta última fase. É, então nesta fase do ciclo de vida que surgem as promoções, uma vez que o produto necessita de mecanismos para além de si próprio.


Com o objectivo de antecipar as necessidades dos consumidores, L'ORÉAL PARIS coloca-se na vanguarda das tecnologias. O aumento dos meios dedicados à investigação permite criar produtos de beleza e cuidado cada dia mais inovadores.

A L'ORÉAL está presente em mais de 120 países e a sua assinatura desenvolve-se em torno da mesma filosofia: INOVAR e oferecer ao maior número de consumidores os produtos com melhor performance, ao melhor preço.

As vendas de cosméticos da L'ORÉAL superam o crescimento do mercado. O desempenho mostrou-se especialmente positivo nos salões de beleza e de varejo selectivo, os quais representam quase a metade das vendas do grupo.

Divisão de Produtos Profissionais: Os produtos são colocados através dos salões de beleza e, atingiram um crescimento no período de 7,3%, ultrapassando a taxa de crescimento do mercado. Esta evolução teve o reforço especial do lançamento do RedKen for men, a reformulação total da TecniArt, linha para cabeleireiros da L'ORÉAL Profissionnel.

Divisão de Produtos de Grande Público: Em relação aos produtos destinados ao grande público, estes mantiveram o seu crescimento no período de 5,1%, através do forte desempenho na América do Norte e no Resto do Mundo. As vendas unitárias, sob influência de um mercado competitivo, evoluíram além das receitas, em reflexo dos ganhos de participação de mercado. Esta taxa de crescimento é resultado dos lançamentos bem sucedidos, a exemplo da XXL máscara e da Dream Matte Mousse(base da Maybelline), Fructis Sleek and shine, gama de cuidados de cabelo (Garnier), produtos do Dermo-Expertise Refinish, linha para os cuidados da pele e das bases True Match e Cashmere Perfect.

Divisão de Produtos de Luxo: Esta divisão prosseguiu com a sua boa evolução em vendas no período de 6,9%. Os últimos lançamentos, o Resurface Peel e Juicy Wear da Lancôme, o Line Peel da Biotherm e o Hydra Genius de Helena Rubinstein, juntamente com Armani Mania e o Black Code de Giorgio Armani, foram extremamente bem recebidos.

Cosmética activa: Nesta área da L'ORÉAL, as vendas realizam-se através de farmácias, uma vez que alcançou um forte crescimento no período de 16,6%. A expansão internacional das marcas, mostrou evolução passo a passo com os ganhos na participação de mercado na Europa Ocidental. O sucesso das linhas Lyposine Lipo-escultor e Normaderm, anti-acne da Vichy, juntamente com Rosaliac, que é um produto anti-rosácea da La Roche Posay, contribuíram expressivamente para este desempenho.

Em suma, podemos concluir que a L'ORÉAL está sempre em recilagem, ou seja, está sempre a inovar e com imensas e variadas novidades, o que significa que a L'ORÉAL é uma empresa que se encontra em fase de lançamento e, também, em fase de crescimento, pois o mundo dos cosméticos é o mundo com mais evolução.

De seguida, estão representados alguns dos recentes lançamentos de produtos da L'ORÉAL:
















Sem comentários: