segunda-feira, 29 de dezembro de 2008

L'ORÉAL (Publicidade)

De acordo com os dados do Grupo Marktest (MediaMonitor), podemos contemplar que a L'ORÉAL é das empresas, em Portugal, que mais investe em publicidade.

Para melhor compreensão, estão representados os valores e respectivos quadros relativamente à publicidade da L'ORÉAL,nos meses de Dezembro de 2007, Setembro e Outubro de 2008.


Dezembro de 2007:

A L'ORÉAL foi o anunciante que mais investiu em publicidade neste mês de Natal, sendo responsável por 3,7% do total gasto pelo mercado. Esta marca de cosméticos liderou a tabela dos maiores investidores, captando 9,5% face ao total aplicado pelos 4 maiores anunciantes deste mês.








Setembro de 2008:

L'ORÉAL, subiu uma posição e retoma, nove meses depois, a liderança da tabela dos maiores investidores em publicidade, com um share of voice de 3,2% (total publicidade) face ao total do mercado publicitário e de 8,0%, relativamente ao total dos 4 maiores anunciantes do referido mês.









Outubro de 2008:

A L'ORÉAL mantém-se na liderança da tabela dos maiores investidores em publicidade com um share of voice de 4,0% face ao total do mercado publicitário e de 11,8% em relação ao total dos 4 principais anunciantes do mês enunciado.


segunda-feira, 22 de dezembro de 2008

Ciclo de Vida das Empresas

De acordo com o Módulo de Comercialização e Segmentação do Mercado, realizou-se um estudo acerca do ciclo de vida das Empresas, neste caso concreto da L'ORÉAL PARIS.

Um ciclo de vida de uma empresa é composto por 4 fases, sendo elas:
  • Fase de Lançamento: O produto da empresa é lançado no mercado para satisfazer as necessidades dos consumidores. Ao ser lançado dá origem à novidade e é nela que o produto se estrutura.

  • Fase de crescimento: Criam-se novas linhas e aumenta-se o target, logo, a oferta aumenta, e, consequentemente, expande-se a distribuição.

  • Fase de maturação: Nesta fase, o produto encontra-se consolidado no mercado, por isso, é essencial consolidar a imagem, ter um testemunho e consolidar a solidez da marca.

  • Fase de declínio: Esta fase não significa que seja exclusivamente no produto, pois o mercado, também, pode atravessar esta última fase. É, então nesta fase do ciclo de vida que surgem as promoções, uma vez que o produto necessita de mecanismos para além de si próprio.


Com o objectivo de antecipar as necessidades dos consumidores, L'ORÉAL PARIS coloca-se na vanguarda das tecnologias. O aumento dos meios dedicados à investigação permite criar produtos de beleza e cuidado cada dia mais inovadores.

A L'ORÉAL está presente em mais de 120 países e a sua assinatura desenvolve-se em torno da mesma filosofia: INOVAR e oferecer ao maior número de consumidores os produtos com melhor performance, ao melhor preço.

As vendas de cosméticos da L'ORÉAL superam o crescimento do mercado. O desempenho mostrou-se especialmente positivo nos salões de beleza e de varejo selectivo, os quais representam quase a metade das vendas do grupo.

Divisão de Produtos Profissionais: Os produtos são colocados através dos salões de beleza e, atingiram um crescimento no período de 7,3%, ultrapassando a taxa de crescimento do mercado. Esta evolução teve o reforço especial do lançamento do RedKen for men, a reformulação total da TecniArt, linha para cabeleireiros da L'ORÉAL Profissionnel.

Divisão de Produtos de Grande Público: Em relação aos produtos destinados ao grande público, estes mantiveram o seu crescimento no período de 5,1%, através do forte desempenho na América do Norte e no Resto do Mundo. As vendas unitárias, sob influência de um mercado competitivo, evoluíram além das receitas, em reflexo dos ganhos de participação de mercado. Esta taxa de crescimento é resultado dos lançamentos bem sucedidos, a exemplo da XXL máscara e da Dream Matte Mousse(base da Maybelline), Fructis Sleek and shine, gama de cuidados de cabelo (Garnier), produtos do Dermo-Expertise Refinish, linha para os cuidados da pele e das bases True Match e Cashmere Perfect.

Divisão de Produtos de Luxo: Esta divisão prosseguiu com a sua boa evolução em vendas no período de 6,9%. Os últimos lançamentos, o Resurface Peel e Juicy Wear da Lancôme, o Line Peel da Biotherm e o Hydra Genius de Helena Rubinstein, juntamente com Armani Mania e o Black Code de Giorgio Armani, foram extremamente bem recebidos.

Cosmética activa: Nesta área da L'ORÉAL, as vendas realizam-se através de farmácias, uma vez que alcançou um forte crescimento no período de 16,6%. A expansão internacional das marcas, mostrou evolução passo a passo com os ganhos na participação de mercado na Europa Ocidental. O sucesso das linhas Lyposine Lipo-escultor e Normaderm, anti-acne da Vichy, juntamente com Rosaliac, que é um produto anti-rosácea da La Roche Posay, contribuíram expressivamente para este desempenho.

Em suma, podemos concluir que a L'ORÉAL está sempre em recilagem, ou seja, está sempre a inovar e com imensas e variadas novidades, o que significa que a L'ORÉAL é uma empresa que se encontra em fase de lançamento e, também, em fase de crescimento, pois o mundo dos cosméticos é o mundo com mais evolução.

De seguida, estão representados alguns dos recentes lançamentos de produtos da L'ORÉAL:
















sábado, 20 de dezembro de 2008

1º Relatório




No âmbito do módulo de Comercialização e Segmentação, elaborou-se uma análise relativamente á concorrência de uma determinada empresa, neste caso da L'ORÉAL PARIS.
O objectivo do estudo realizado sobre a concorrência, consiste em identificar os mercados concorrentes da L'ORÉAL; seleccionar um produto da empresa citada e outro de uma empresa concorrente, identificar o target de ambas (público alvo) e, por fim, analisar as semelhanças e diferenças entre os produtos.


A L'ORÉAL PARIS é uma marca que está envolvida em todas as facetas de beleza, cuidados de pele, cabelo e coloração e maquilhagem. Consequentemente, a L'ORÉAL é das mais famosas marcas de beleza, direccionando-se para a concretização das necessidades e exigências dos seus clientes.
Evidentemente, que no grandioso mercado de cosméticos existem inúmeras empresas. No entanto, algumas delas pertencem ao mesmo grupo da L'ORÉAL, independentemente de concorrerem entre si, como é o caso das seguintes marcas: Lâncome; Garnier; Maybelline New York; Biotherm; Helena Ruinstein; Vichy; La Roche-Posay; Innéov; Kerástase.
As restantes marcas que são, também, concorrentes da L'ORÉAL mas que não se inserem no seu grupo são: Guinot; Avon; YvesRocher; Johnson&Johnson; Organics; Pantene; Nívea; Dove; Vasenol: Clinique; Eucerin; Estée Lauder.
De seguida, para analisar as diferenças e semelhanças de um determinado produto seleccionou-se um desmaquilhante para os olhos.
Este produto (feminino) está disponível na marca L'ORÉAL e numa outra sua concorrente, na marca Guinot. Ambas as marcas fabricaram o seu produto com o mesmo intuito, isto é, de modo a proporcionar aos seus clientes/consumidores um cuidado intensivo dos olhos.
No caso da L'ORÉAL, o seu produto é composto por uma fórmula enriquecida com pró-vitamina assegurando uma desmaquilhagem perfeita e de uma suavidade extrema. Por sua vez, o produto da Guinot é composto por plantas suavizantes que garantem uma inocuidade ideal, evitando formigueiros durante a desmaquilhagem. Este produto da Guinot desmaquilha perfeitamente a pestana e facilita o seu crescimento, fortificando-as.
A nível das semelhanças do produto do mesmo target,tanto a L'ORÉAL como a Guinot, proporcionam uma imensa frescura e através da sua fórmula não irritante é perfeitamente adaptado aos olhos portadores de lentes de contacto. Ambos, são testados sob controlo oftalmológico.
Segundo o target, o desmaquilhante da L'ORÉAL é direccionado para as classes C,D (classes baixas), uma vez que possui um preço acessível, ou seja, este produto da citada marca custa 5,89 euros/unidade (125ml) e, encontra-se à venda nos supermercados, hipermercados e, também, em algumas perfumarias.
Por outro lado, o desmaquilhante da marca Guinot é direccionado para as classes A,B (classes altas), pois o seu preço é 27,00 euros (100ml) e, está disponível nos centros de estética.



A concorrência ocorre quando determinadas empresas vendem o mesmo produto/tipo, bem/serviço (o mesmo target, classe do consumidor).
Torna-se difícil conseguir a percepção de uma diferença única, ou seja, um propósito único de venda ("Unique Selling Proposition"), devido ao facto de que num mercado desenvolvido, os concorrentes tendem a imitar de forma rápida qualquer vantagem especial que seja introduzida no mercado.
É fundamental que o Marketing tenha um conhecimento profundo da concorrência.




Desmaquilhante de olhos da L'ORÉAL.





Desmaquilhante de olhos da GUINOT .

sexta-feira, 12 de dezembro de 2008

A 1ª apresentação!!


Pois é não podia deixar de partilhar com vocês o que senti na minha apresentação... não é que seja muito interessante mas...
Nesse dia admito que passei um bocadinhooooo de frio só para estar toda pindérica na apresentação =)
Fui a quarta pessoa a apresentar e como é obvio ao começar eis que uns nervos indesejados me rodearam apesar de ter tentado combatê-los e sorrir para a fotografia, sim porque o professor Guilherme surpreendeu-nos com uma máquina fotográfica!
Espero não vos ter dado seca com a minha apresentação e tiveram sorte de não vos ter bombardeado com gráficos...para a próxima là estaremos novamente para nos surpreendermos uns aos outros com as nossas ideias!

"L'ORÉAL PARIS"



Este trabalho foi pedido no âmbito da disciplina de Gestão e Marketing, pelo professor Guilherme e tem como objectivo representar uma empresa á nossa escolha.
Consequentemente a empresa que elegi foi a
L'ORÉAL PARIS.

A L'ORÉAL PARIS é uma marca francesa e é uma das mais famosas marcas de beleza.Esta, oferece às mulheres e aos homens em todos os continentes, produtos de beleza e de higiene pessoal, produtos que incorporam os mais recentes avanços científicos. A L'ORÉAL oferece luxo acessível para quem procura excelência, através de fórmulas visionárias, de luxuosa apresentação e produtos que são um prazer de usar.



De um modo abrangente a L'ORÉAL uma marca que está envolvida em todas as facetas de beleza, de cuidados da pele, cuidados do corpo, cabelo e coloração e maquilhagem. Os produtos são comercializados sob nomes famosos tais como Élseve, Studio-line, Dermo-Expertise, entre outros. Esta empresa conta com a perícia de especialistas de beleza, artistas de maquilhagem, coloristas de cabelo e dermatologistas.


Relativamente à composição, a nível internacional: 54% dos Gerentes são mulheres; a empresa conta com o empenho de cerca de 63,350 colaboradores de todo o mundo e, por fim a L'ORÉAL tem 16 centros de investigação e 13 centros de avaliação.


O desenvolvimento de novos produtos envolve cientistas de uma variedade de disciplinas, tais como a química e bioquímica, biologia, microbiologia, toxicologia, engenhariade embalagem, dermatologia e garantia de qualidade.


Em relação ao marketing e publicidade, para a L'ORÉAL é essencial conquistar e preservar a lealdade dos seus clientes e, por isso mesmo considera ser sua obrigação, quando se envolve no marketing e promoção dos seus produtos:

  • Garantir que todo o materialde poublicidade e promoção tem por base resultados comprovados e dados científicos;

  • Apresentar uma descrição justa e verdadeira dos seus produtos e respectivos efeitos;

  • Empregar esforços no sentido de assegurar que o objectivo e a utilização correcta dos seus produtos são facilmente compreendidos pelos consumidores;

  • Estar sensibilizada para eventuais reacções de grupos religiosos, étnicos, culturais ou sociais à sua publicidade;

  • Garantir que não procede à colocação de produtos em outlets tais como Televisão ou programas radiofónicos, revistas ou meios digitais;

  • Ter o cuidado de garantir que as suas acções são coerentes com o espírito da L'ORÉAL no caso de publicidade destinada a crianças e jovens.

De seguida, estão representados alguns gráficos relativamente a aspectos importantes da L’ORÉAL.



quinta-feira, 11 de dezembro de 2008

O PASSEIO

Foi no dia 9 de Dezembro que a minha turma fez o tal passeio, pela manhã.

Mas que passeio foi esse?

Pois bem, esse passeio consistiu numa caminhada matinal pela Quinta da Bela Vista (Centro Profissional de Sintra).
Estávamos nós quentinhos na sala de aula, quando o Professor Guilherme (Gestão e Marketing) nos propôs que fossemos conhecer um pouco o espaço que nos rodeia todos os dias de manhã! Fiquei surpreendida tanto pela positiva como pela negativa, ou seja, pela positiva uma vez que a Quinta tem um espaço enorme, não pensei que fosse tão amplo e, e pela negativa devido ao facto de todo esse espaço estar mal aproveitado.
No inicío do nosso passeio deparámo-nos com uma antiga vacaria com um aspecto bastante degradado e alguns de nós quiseram ser mais curiosos, ou seja, eu, a Susana e o Bruno decidimos entrar nessa mesma vacaria, enquanto a restante turma continuou a caminhar. Descobrimos uma sala com uma secretária repleta de folhas e revistas. Mas, toda a nossa curiosidade terminou depressa com o susto que apanhámos, pois devido à corrente de ar que se fazia sentir, as portas bateram sem estarmos à espera de barulhos repentinos. Como calculam, não vos vou revelar qual de nós os três teve mais "medo"!!!
De seguida, quando já estávamos novamente todos juntos e já quase no fim do nosso passeio, posicionámo-nos, sorrimos e click............ ficámos todos LINDOS na foto!




domingo, 7 de dezembro de 2008

O MEU CANTINHO

A partir de hoje, este blogue vai ser o meu "cantinho", ou seja, é nele que vou escrever os aspectos que considero importantes do meu dia-a-dia!